segunda-feira, 7 de maio de 2012

O anjo dos anjos


Se você é do tipo que gosta de silêncio quando entra em táxi, não use os serviços do Márcio Câmara. Ele é daqueles motoristas cheios de “causos” para contar. Não interessa se é sua primeira viagem ou não, você fica sabendo da vida dele em pouco tempo. Desde a infância difícil, passando pela adolescência rebelde até chegar na família que construiu, nas viagens de acampamento que faz com a esposa e com o filhinho, aventuras que são apresentadas aos passageiros nas fotos que leva no console do carro. É tanta vida que sua fala não tem vírgula, é a ansiedade de quem gosta de desafiar os próprios sonhos, sente prazer na luta e saboreia cada mínima conquista. 

Foi quando me levou para uma reunião numa editora que descobri o seu gosto pela literatura e  o projeto pessoal de um livro, mas não era qualquer livro. Ele queria contar as histórias de vida dos moradores de rua, mostrar quem eram aquelas pessoas, o que tinham passado, qual foi sua trajetória. Depoimentos cheios de dificuldades e também de superação. De muita dor e também de alegria. Pessoalmente, como um repórter apaixonado por sua pauta, foi conhecer estes homens e mulheres para ouvir o que tinham a dizer. Registrou estas vidas em foto e em texto, uma por uma.  

Márcio não completou o primeiro grau e tem consciência de quem ainda lhe falta conhecimento formal, mas nada foi mais importante do que sua vontade de contar bonitas histórias, de ajudar pessoas, de dar voz a quem não tem, de revelar a força individual de quem simplesmente é invisível para a sociedade. Nem a opinião desconfiada da própria esposa o impediu de ir atrás de suas parcerias (revisor, diagramador, gráficas etc.), não mediu esforços para convencer quem fosse preciso. Manteve firme seu propósito, acreditando que, do seu pedaço, transformaria o mundo. 

Fiquei emocionada quando recebi o livro “Anjos da Rua – Você é Feliz e Não Sabe”, a primeira obra do taxista mais falador e sonhador do Alto da Lapa, de quem me orgulho de ser amiga. No envelope, uma cartinha carinhosa agradecia o incentivo dado no passado. “Renata, você está nos agradecimentos apenas porque, um dia, me disse 'escreva com o coração'”. São nesses momentos que tenho certeza que todos nós, sonhadores, estamos no caminho certo.

Como o próprio autor diz, "a livraria soy yo". Então, se você tiver interesse em adquirir o livro, ligue para ele no telefone 8660.4877 e leve, gratuitamente, umas boas risadas. A renda da vendas será revertida para os personagens. Muito massa, não acha? Eu acho.