quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Coisas de criança

O Brincando na Rede é um dos projetos que mais sinto orgulho em ter participado. O site nasceu em 2001 pelas mãos de um amigo querido, que na época era um dos diretores do Banco Real (onde trabalhei).

Ele teve a genial ideia de criar um canal onde as crianças pudessem brincar livremente. Com jogos, ferramentas de estímulo à coordenação motora, piadas (sadias, é claro), adivinhações e literatura, muita literatura. No período em que estive por lá (2007-2010), estudei muito este assunto e conheci autores incríveis.

Outro diferencial do site é que ele trata de temas importantes da sustentabilidade (meio ambiente, cidadania, diversidade, cooperação etc.) e os transforma em brincadeiras, deixando estes conteúdos leves e divertidos.

Foi desta imersão e interesse pelas questões da infância que, numa iniciativa pessoal, minha amiga Mariana Menezes e eu criamos nosso próprio blog, o Quintal da Vó.

Nele, escrevo bastante sobre livros infantis, enquanto a Mari tem um olhar mais apurado sobre maternidade e sustentabilidade: ela é autora de uma maravilhosa tese sobre consumo na infância, materia que explora com muita competência nos posts do Quintal.

Atualmente ela é a principal responsável pelo blog, eu sou colaboradora. Sempre que o assunto for sobre infância, o texto será publicado lá com link para cá.

Num dos últimos posts do Quintal, a Mari fala sobre o lançamento do "Vestida para Espantar Gente na Rua", primeiro livro infantil da amiga e artista talentosa Miki Watanabe (ela escreve e ilustra). Uma história autobiográfica, em que a autora conta como usou sua paixão pela moda para descobrir, aceitar e revelar sua própria identidade. Mostra para os pequenos leitores como é importante respeitar a individualidade das pessoas e como a diferença entre elas pode ser muito divertida.

Sensível e imperdível!

6 comentários:

Ana Passos - Bijoux Bliss disse...

que blogueira estruturada e organizada, rs. beijos e sucesso naS novaS empreitadaS.

Renata Bortoleto disse...

Eu não gosto quando sou certinha demais. Mas às vezes isso foge do meu controle. É a vida! Beijos e obrigada, amore.

Angela Escritora disse...

PRECISO ler esse livro e comprar um para a minha irmã!!:-))
O título é ótimo.

Renata Bortoleto disse...

Angelita, vou falar com a Miki sobre seu comentário também. Ela vai adorar saber que você quer o livrinho dela. Ela é realmente talentosa demais!

miki w. disse...

oi, rê!

demorei, mas cheguei :)
merci pelo post.
é tão bom quando a gente consegue fazer com que um sonho acalentado ganhe o mundo e deixe de existir apenas em nossos sonhos.

foi um caminho longo pra chegar até aqui e, por vezes, pensei que não estava no rumo certo. foi difícil continuar tentando, quando tudo o mais parecia desmoronar.

tenho orgulho do meu filho mais novo e ainda estou lambendo a cria, rs. me sinto especialmente orgulhosa por não ter desistido.

adorei o comentário da angela :)
espero q ela goste do meu pequeno livrinho.

bjs, m.

Renata Bortoleto disse...

Miki.
Eu fico imaginando como foi este processo para você, com o seu nível de exigência altíssimo. Não é fácil mesmo. Algumas vezes acho que nós somos nossos piores inimigos.

Mas o importante é que nasceu. E o primeiro sempre abre caminho para os outros, que vêm mais fácil. As crianças estão mais felizes agora, com o nascimento desta incrível autora.
Te amo. Borboleta