terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vivendo o sonho

Desde junho, estou em cartaz com a peça R.E.M. – Rapid Eye Movement, nome dado ao estágio do sono em que os sonhos parecem reais. O espetáculo é uma livre adaptação do texto “O Sonho”, escrito pelo sueco August Strindberg em 1901.

Conta a história da deusa Agnes, que desce a Terra para conhecer a vida dos homens “para saber se é tão ruim assim”. Em sua jornada, passa pelas principais experiências humanas: nascer, ter um diploma de doutor, casar, perder ou ser abandonado por alguém, buscar um grande amor que não existe... Parece pesado? E é, mas muito bonito também.

Ela presencia ou vive estas situações, questionando o sentido de cada uma e tentando entender o por que de tanta dor. Não compreende porque uns são tão ricos e outros tão pobres. E vai aos poucos descobrindo como se dá, em diferentes contextos, a relação entre opressor e oprimido.

Cada personagem de caráter humano representa um tipo específico de sofrimento. Eu interpreto a Porteira, que foi abandonada por seu noivo há trinta anos, levando também seu talento como bailarina. Há vinte e seis, ela tece um xale, onde estão guardadas suas dores e as dos outros. Agnes pede para ficar com ele enquanto cumpre sua jornada.

A montagem é resultado da combinação do belíssimo e poético texto de Strindberg com a linguagem expressionista adotada por Valcazaras. Forte trabalho de luz, som e ritmo do elenco, dando à platéia a dimensão de um sonho (ou de um pesadelo), por meio da escolha de imagens lindamente desconstruídas.

Nesta montagem, também tive a oportunidade de desenvolver a dramaturgia das cenas de Indra, deus do arco-íris e pai de Agnes. Nessa fase do processo, me dediquei ao estudo dos mitos hindus ligados principalmente a esta figura.

Quer assistir?

Espaço dos Satyros Dois
Praça Franklin Roosevelt, 134
Sextas, às 23h59. Até o final de novembro.
R$ 10; R$ 5 estudantes, classe artística e terceira idade.

Cheguem meia hora antes para garantir lugar.

No meu Flickr, tem fotos do elenco no camarim. Foram feitas pelo Renato Kbello, namorado da Nathaly, uma das atrizes da peça (atual protagonista).

Abaixo, fotos do querido fotógrafo Marcelo Ximenes.
















Mais fotos no blog Cacilda, por Lenise Pinheiro e Nelson de Sá, da Folha.




Nenhum comentário: