segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Corra você também

Quem quer assistir a uma peça muito louca precisa ir ao TUSP nas próximas duas semanas. Está em cartaz a comédia "Corra Como um Coelho", construção coletiva da Companhia dos Outros, dirigido por Fernanda Camargo. É um daqueles espetáculos que você ama ou deixa - quem costuma ir ao teatro para ver realismo não pode nem passar perto.

Você senta e se acomoda na cadeira para ver qual é. Em poucos momentos, ela até deixa o público escapar pelos dedos, mas logo o agarra de novo e vai com ele até o final.

A protagonista é uma jovem burguesa que tenta dar sentido a sua vida medíocre contando para a plateia o que fez no dia anterior, no espaço de uma semana. Fala desde a raiva que passou com a cor do esmalte escolhido pela manicure até quem esteve na festa de ontem. Apesar de tanta "agitação", o público enxerga uma mulher solitária e deprimida. Estas engraçadas digressões são o ponto alto da peça e do trabalho de interpretação da talentosa Carolina Bianchi.

Também em cena, dois homens (Tomás Decina e Pedro Cameron) dão a entender que são seus pretendentes, criando com ela relações e situações do dia a dia.

A linguagem escolhida dá o tom surreal da peça, que transcorre na dimensão do sonho e da loucura. Tem um quê de Cine Belvedere, que também nos leva para este universo fantasmagórico, com seus figurinos de época e elementos de cena como o lustre e a cabeça de cervo (foto).

A montagem abre ao público a possibilidade de fazer um milhão de leituras e viagens. Não é de explicar, é de ver.

Também vale a pena dar uma passada no blog para conhecer um pouco mais a experiência da companhia e as referências que usou para este trabalho.

Nenhum comentário: